Onde sentimentos viram palavras que não cabem no peito.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Não compare a sua dor com a dos outros.



Dor: 
  1. 1.
    med sensação penosa, desagradável, produzida pela excitação de terminações nervosas sensíveis a esses estímulos, e classificada de acordo com o seu lugar, tipo, intensidade, periodicidade, difusão e caráter.

  2. 2.
    mágoa originada por desgostos do espírito ou do coração; sentimento causado por decepção, desgraça, sofrimento, morte de um ente querido etc.

  3. 3.
    sentimento que surge em decorrência de dano causado a outrem ou a si mesmo; arrependimento, pesar, remorso.

  4. 4.
    sentimento de pena com relação a outrem ou a si mesmo; compaixão, dó.

  5. 5.
    fig. expressão ou manifestação do sofrimento físico ou moral.

Não compare a sua dor com a dor dos outros, cada uma tem a sua maneira de sentir dor e o que você acha não vai alterar a intensidade da dor de quem está sofrendo. 
As pessoas têm a mania de achar que a dor própria é maior do que a dor alheia, mas isso é (infelizmente) normal no mundo que vivemos hoje, porque as pessoas aprendem que o eu é mais importante do que o próximo em todos os sentidos. 
Chega a ser engraçado o ponto de egoísmo em que vivemos, as frases que escutamos de diferentes bocas, idades e gêneros. Primeiramente, nunca julgue nem em pensamentos a dor de alguém que já sofreu o que um dia você está sofrendo no momento. A pessoa está ali para te ajudar e você nunca deve falar para ela que sua dor é maior do que a dela por causa do tempo. 
Digo isso porque a maioria das pessoas têm o costume de achar que tempo é um dos cofatores da dor, mas meu amigo, eu te digo que isso não tem nada a ver. Uma pessoa é completamente diferente de outra, a intensidade do que foi sentido varia de pessoa para pessoa.
Um relacionamento de cinco anos as vezes tem menos sentimento que um relacionamento que durou quatro meses ou talvez seja o contrário, mas você não é nem ninguém para comparar seu sentimento com o dos outros. Em minha vida, acompanhei a vida de muitos casais que não estão mais juntos ou que ainda estão felizes, mas o tempo as vezes ele é bom e as vezes ele é ruim. Ele pode aumentar um sentimento ou diminuí-lo, infelizmente hoje em dia, a maioria dos casos o tempo diminui o amor e o transforma em carinho, paixão e comodismo. Por isso digo e repito mais uma vez, sua dor por um término de relacionamento não é maior do que a do outro por causa do tempo que ficaram juntos, NUNCA! O amor se constrói em horas, dias, semanas, meses ou até mesmo anos, você não sabe o que a pessoa viveu para saber a intensidade de sua dor. Então respeite-a. 
Outro sentimento de dor é aquele que te incomoda todos os dias, mesmo nos seus melhores dias quando você sente que está perdido e sozinho, não é? Uma das doenças mais comuns hoje em dia no ser humano é a depressão e algumas pessoas ainda acham que isso é uma frescura, mas eu repito, meu amigo, não é. Não sabemos o que se passa na mente de uma pessoa que convive com a gente todos os dias, quem dera de uma pessoa que prefere o silêncio do que se abrir e que nem falamos diariamente. A depressão não é frescura, a dor que a pessoa sente não é menor que a sua por conta de uma coisa séria que você denomina "frescura, pessoa fraca". Portanto, ao invés de julgá-la dizendo que passa por coisas semelhantes que doem da "mesma maneira ou até mais", ajude-a. Mostre que ela não está sozinha e eu continuo dizendo que uma pessoa que comete o suicídio, ela não é fraca, ela é corajosa. Antes de dizer que ela é fraca, pergunte a si mesmo como uma pessoa consegue tirar a própria vida e se você teria coragem, pois é, sabemos que não teria. 
O ser humano sente a dor de maneiras diferentes, normalmente a dor emocional está relacionada a perdas de pessoas queridas, independente da causa. Sentimos dor quando vemos o que está acontecendo no mundo e nem temos como ajudar, quando vemos a fome nos lugares mais pobres do mundo e ajudamos tão pouco, e por aí vai. 
Mas nunca, nunca uma dor é igual a outra, algumas pessoas superam mais rápido, outras demoram mais, mas todas são intensas e fortes dentro de cada um. Independentemente do tempo que um sentimento de dor e perda dure, ele vai acalmando com o tempo e sempre depois da tempestade vem a calmaria. 
Se você passou por qualquer tipo de dor que a vida nos oferece, não julgue o outro por ser fraco ou não, se coloque no lugar de quem está vivendo naquele momento e ajude o próximo. Porque no fim, a maior dor do ser humano é a solidão, se sentir sozinho e ninguém merece isso. 


Letícia L. F. Sousa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random