Onde sentimentos viram palavras que não cabem no peito.

sábado, 28 de maio de 2016

Orgulho: uma instituição falida.

Orgulho

substantivo masculino
1.       1. sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra.
2.       2. pej. sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.


Acho que nunca vou conseguir entender a capacidade do ser humano em jogar pessoas fora simplesmente para preservar o seu "orgulho". Até onde isso vai valer a pena? Até onde vale se arriscar para preservar isso? Que eu saiba ninguém chegou a lugar algum fazendo isso. Ou deixando o amor da sua vida ir embora por conta disso. Até que ponto vale esconder seus sentimentos e pensamentos só porque a outra pessoa te magoou ou fez algo ruim? Temos todos que praticar o auto perdão. Sim, auto perdão. Porque todo o problema que temos com uma pessoa é inteiramente nosso. Ela não tem culpa se de ser assim. De não enxergar os próprios erros ou ser uma pessoa ruim aos nossos olhos. Nos dela, ela está sendo a melhor possível. E as vezes, nunca vai se tocar ou enxergar os próprios erros. E você vai ficar aí se remoendo até quando por conta disso? 

Sou da prática: antes ter paz do que ter razão. Pare e pense. "Está briga realmente vale a pena?" "Foi uma merda tão colossal assim?" "Vou perde-lo (a) por conta de não querer ir falar ou ao menos pedir desculpas?" - Eu aprendi com o tempo que, se a pessoa vale realmente a pena, não existe erro grande ou pequeno, não existe coisa que não possa ser superada. Porque sim, o amor tudo suporta. Amor é uma faca de dois gumes, uma corda com um laço e não um nó. Amor é construção, moradia. E eu vejo o orgulho como uma casa com uma janela quebrada, sem pintar e sem ninguém cuidar há anos. “Ah, mas ele errou feio comigo." - Sei que existem casos e casos, porém pense, vale a pena perdê-lo por conta de um erro? Todos nós erramos, todos nós merecemos uma segunda chance. TODOS. Ou vai me dizer que você é melhor que alguém? Todos nós somos pecadores, então por que você seria melhor que qualquer outro ser humano?

O problema é que: hoje, tudo é descartável. Absolutamente tudo. Inclusive, tenho achado que pessoas têm sido mais descartáveis que os próprios objetos em si. Hoje se você magoa alguém, a pessoa simplesmente some, não dá mais notícias (sim, aquela pessoa que dizia "te amo" todo dia antes de você dormir), e vai procurar outra pessoa para viver outro amor e não precisa mais da sua confiança ou de nada seu. Hoje em dia, ninguém tenta consertar seus erros, simplesmente os faz sem justificativa e sem pensar no próximo, magoa e sai andando com um pedido de desculpas que nem uma criança acreditaria e vai embora. E aí, entram os orgulhosos. Eles sabem que estão errados, sabem que vão perder uma relação/amizade, mas insistem no erro e deixam tudo se perder por conta do orgulhinho deles. 

Sério. Qual o problema de vocês? Entendam que isso não vai levar há lugar algum. Então vão. Peçam desculpas, façam as pazes, amem. Amem muito. Espalhem o amor. Olhem ao seu redor. Quanta tristeza, desordem, está tudo errado. Consertem. Amanhã vocês podem não estar aqui. Realmente vale a pena não olhar na cara da sua mãe? Vale a pena cancelar aquele jantar com seu namorado porque ele esqueceu o aniversário de namoro de vocês? Vale a pena jogar um namoro de longos anos fora porque ele não dá atenção 22 horas do dia? 

Quanto tempo que vocês não abraçam alguém? Quando foi a última vez que você disse um "eu te amo" sincero? Quando foi que você foi visitar sua avó e disse que a ama? Há quanto tempo você não olha para os seus pais e sorri? - Não importa o erro. Todos erramos. Todos merecemos mais. Você só atrai aquilo que você dá. E você, o que tem dado para o mundo?

 “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. ” – 1 Coríntios:13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random